top of page

Rota Vicentina 1.1

No mês de Julho um surto de varicela impediu que a edição desse mês do nosso querido Projeto 12/12 se realizasse, interrompendo assim o ciclo.

Deste modo resolvemos fazer duas edições em Setembro, cumprida que foi a de Agosto, pois estamos muito empenhados em terminar Dezembro com não menos de 12 atividades!

O local foi definido e será comum às duas edições, desta vez a Rota Vicentina.

A edição 1.1 de Setembro decorreu então num PR circular, variante à Rota principal, nomeadamente ao Percurso dos Pescadores.

Este, decorre quase sempre junto à falésia, pelo que as vistas são de cortar a respiração. Por vezes o vento faz sentir isso literalmente :-)

Pois bem, partimos de Almograve em direção a Norte, naquele que começa por ser um troço comum entre este PR e a Rota Vicentina propriamente dita. Todos animados (mais ou menos que havia alguém que estava com uma pequena birra. Conseguem ver quem pela foto? :-)), lá fomos em direção à Praia do Brejo Largo.

O percurso atravessa inicialmente um conjunto de propriedades agrícolas com gado, num piso essencialmente de areia, o que trabalha os glúteos :-). Mais para a frente começam a haver pinheiros e outras árvores e o piso fica coberto deles, assim como as em Agosto tão desejadas sombras, aparecem finalmente!

Curiosamente, cruzamos-nos com pouca gente, atendendo a que este trajeto é um PR, é a Rota Vicentina e um acesso à praia, e que praia.

Depois de cerca de 4 km, tinha-mos a opção de descer à praia (Aventura quanto baste), continuar para Porto Covo (Um pedacinho longe :-)) ou regressar a Almograve pela RV junto à falésia. Optámos pela primeira opção, queríamos o pacote completo :-)

Apesar da perigosa descida até á praia, à maré vazia esta apresentava-se no seu esplendor paisagístico, deixando ver muita da sua diversidade biológica e geológica, oportunidade imensa de educação.

Como brinde, uma cascata e um acesso escalado até ela.

O potencial educativo era imenso, e foi espremido significativamente. Houve tempo e cenário para quase tudo, até para recordar como quando vivia em Peniche se comiam lapas cruas na praia, e demonstra-lo na prática. Apenas o fizemos uma vez por questões ambientais e ecológicas, naturalmente.

Fica aqui a sequência, num local lindíssimo e com um resultado que a última imagem ilustra sem necessidade de mais comentários :-)

Esta praia é um local incrível, totalmente deserto e a merecer uma pausa no caminho. Aproveitamo-la bem.

No final, num momento de imperdível cumplicidade entre pai e filha, oportunidade para mostrar os peixes que ficam aprisionados nas bolsas de água que a baixa-mar isola.

Praia paradisiaca para trás, e uma outra pérola, camarinhas! foi de encher a barriga até temer pela saúde :-)

A paisagem é incrível e o dia estava excepcionalmente belo. Já a fauna, não passou disto, ainda que os houvessem aos milhares!

Por fim, com apenas pouco mais que 3,5 Km até Almograve e destino da nossa caminhada, edição 1.1 do nosso Projeto 12/12, fomos aproveitando ao máximo as paisagens costeiras, absorvendo tudo o que nos proporcionou, em todos os sentidos.

A edição 1.2 está preparada e começa exatamente amanhã, dia 30 de Setembro, mas isso é surpresa e será publicado oportunamente :-)

Até breve!


bottom of page