top of page

Projeto 12/12 1.0

Tínhamos planeado para a primeira etapa desta aventura familiar um destino de luxo: Covão da Metade na Serra da Estrela. Infelizmente, mas não lamentavelmente, o filho Gonçalo tem três testes na próxima semana, e como ele diz, "o estudo está primeiro"!

Assim, não desistindo, acertámos uma solução de compromisso pois não íamos faltar logo no primeiro mês. A solução passou por um local bem perto de casa, a cerca de 20 Km, a Barragem de Magos.

Quem a conhecer e ler este post vai pensar que para quem queria ir para o Covão da Metade, este "lago" é coisa minúscula!

Na verdade é de dimensão reduzida, mas quando a natureza é o que nos chama e o objeto e objetivo são fundamentalmente educativos, garanto-vos que mesmo à vossa porta conseguem sempre encontrar preciosos tesouros. Vejamos se me dão razão no final deste texto.

Chegámos já de noite, na sexta-feira dia 27, pois tive que trabalhar como habitualmente. A desvantagem é imediatamente perceptível, não conseguimos avaliar bem o cenário onde íamos montar campo. Mas cheios de otimismo, deixámos que a surpresa fosse uma vantagem :-)

Hora de montar campo e jantar!

Barriguinha cheia, dez dedos de conversa entre pai e filho (Mãe e filha tiveram frio e medo da chuva :-)), naquele raro ambiente sem tablets e televisão :-) e preparamos-nos para dormir, cedo, coisa rara!

É instrutivo materializar os princípios da montanha e da natureza em geral: dorme quando tiveres sono, come quando tiveres fome, bebe quando tiveres sede, e vive todo o tempo! Tínhamos sono, dormimos!

Por voltas das 24h00 receei o pior, uma batida ritmada mas monótona vinda de um carro, e uma algazarra de várias pessoas, fizeram-me recear uma destas novas "raves natura" que deve espantar tudo o que é bicho num raio de milhas! mas não era, durou pouco e voltei a adormecer. O Gonçalo, nem pestanejou, não ouviu nada! maravilhosa inocência e adolescência!

Quem adormece cedo, normalmente acorda cedo. Assim foi! 07h00 e estávamos prontos para ver da surpresa. Teríamos montado campo num local surpreendentemente bonito? não tardaríamos a saber, abrimos a tenda, e:

Não sei o que acham, mas eu acho que o local escolhido foi inacreditável, e que, num final de semana em que choveu como no mítico dilúvio de Noé, estava uma manhã incrível!

​Dizem que o ar-livre faz fome. Pois não sei, mas nós tínhamos e apressámos-nos a fazer o pequeno- almoço, simples mas delicioso, e, saudável!

De resto, tomar o pequeno-almoço neste cenário é um luxo raro.

O silêncio, a tranquilidade e não ter nada que fazer para além de saborea-lo, é algo que deve ser absorvido e fluido com intensidade e demoradamente.

De seguida faltava explorar a área e ver o que um "lago" minúsculo, à porta de casa, podia oferecer.....e já agora, andar um bocado :-)

Tempo húmido, fungos em cenário de revista outdoor! excelente oportunidade para explicar um pouco sobre fungos e cuidados com eles :-)

Depois, muito tempo para nos divertirmos, e, assumir personagens como o el capitan :-) reparem no seu canivete suíço azul :-)

Para provar que também lá estive, o Gonçalo fez o click! o dia estava frio, mas estava lindíssimo!

Estávamos quase no final do tempo que tínhamos negociado para esta primeira atividade do nosso Projeto 12/12, a saída de janeiro dos 12 meses deste ano de 2017, mas ainda tínhamos uma surpresa.

Se não nos enganámos, duas aparições raras e de fora de Portugal passeavam-se ao sol pastando! foram ali introduzidos e ali vivem em comunidade há anos!

Ganso-de-testa-branca Anser albifrons e outro que ainda não temos a certeza, mas estamos a trabalhar nisso :-)

Nesta breve primeira edição do Projeto 12/12, a observação de aves e o seu registo não foram esquecidos, é que o Gonçalo mantém um caderno onde regista que aves avista, quando e onde!

E assim terminou a 1/12 do projeto 12/12, a ensinar-nos modéstia e como não se deve deixar de usufruir de destinos modestos esperando por conseguir ir para destinos mais ambiciosos. Afinal, somos nós que damos a dimensão às coisas, e é o nosso olhar que vê o que elas têm para oferecer. No plano da educação, qualquer ferramenta tem forma de ser mobilizada!

Até ao próximo mês!


bottom of page